Seja bem-vindo
Pará de Minas,22/01/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Rebaixamento do nível das lagoas urbanas será medida para reduzir alagamentos em Pará de Minas


Rebaixamento do nível das lagoas urbanas será medida para reduzir alagamentos em Pará de Minas
Publicidade

Com o objetivo de mitigar os impactos causados pelos temporais e aumentar a segurança da população, a Prefeitura de Pará de Minas anunciou a adoção de uma importante medida: o rebaixamento do nível das lagoas urbanas. A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde do dia 17 de janeiro, que contou com a presença de diversas autoridades municipais.

Publicidade
Participaram do encontro os Secretários Municipais de Obras e Infraestrutura, André Lara, de Desenvolvimento Urbano, Marcos Vinícius de Oliveira Santos, de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Kenede Reis, e de Gestão Pública, Ana Paula Couto, além do Comandante da Guarda Civil Municipal, Lucas Costa, e do Coordenador da Defesa Civil, Capitão Edson Cecílio. Durante a reunião, foi traçado um plano de contingência para enfrentar o período chuvoso, que segundo previsões deve se estender até meados de março.

A principal ação definida pelo grupo foi o rebaixamento do nível das lagoas urbanas, uma solução técnica que visa aumentar a capacidade de retenção de água dessas estruturas. Com isso, espera-se reduzir os riscos de transbordamento em áreas críticas da cidade e minimizar os alagamentos que tanto preocupam os moradores.

De acordo com a Secretária de Gestão Pública, Ana Paula Couto, a medida é parte de um esforço conjunto das secretarias municipais para prevenir danos e transtornos causados pelas chuvas. “Nós realizamos uma reunião com os secretários envolvidos para criar soluções que evitem problemas decorrentes do alto volume de chuvas, que pode gerar transtornos e prejuízos. Por vezes, a Defesa Civil avalia uma quantidade esperada de milímetros, mas acontece que chove mais do que o previsto. Para evitar tragédias e maiores danos, decidimos unir esforços de todas as secretarias e antecipar possíveis problemas”, explicou Ana Paula.

Ainda segundo a secretária, as ações emergenciais já começaram a ser implementadas. “Na segunda-feira, iniciamos o rebaixamento do nível das lagoas para aumentar sua capacidade de segurar o volume de água que desce, minimizando os alagamentos em alguns pontos da cidade. Contamos também com a compreensão da população em relação a essas medidas imediatas”, destacou.

Outras medidas complementares estão sendo planejadas para garantir uma resposta eficiente aos desafios do período chuvoso. A Defesa Civil também estará em estado de alerta, monitorando as áreas de risco e prestando assistência às comunidades que possam ser afetadas.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.