Seja bem-vindo
Pará de Minas,22/01/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo estuda instalar aeroportos executivos no Pará para COP 30

g1.globo.com
Governo estuda instalar aeroportos executivos no Pará para COP 30
Publicidade


Ministério do Turismo informou que ainda 'estão sendo realizadas análises de viabilidade para a execução e instalação' desses aeroportos que, na prática, recebem voos mais poluentes. Missão da ONU visita Belém em preparativos para COP30.
Isabela Castilho / COP30 Brasil
O governo federal estuda instalar dois aeroportos executivos no Pará em 2025 para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
A informação foi divulgada pelo jornal "Folha de S. Paulo" e confirmada pela TV Globo.
"No momento, estão sendo realizadas análises de viabilidade para a execução e instalação, uma vez que a ideia é que esses equipamentos já estejam funcionando durante a COP 30", explicou o Ministério do Turismo.
Marina Silva fala dos desafios do Brasil para a COP30
🔎 Aviação executiva é a que atende voos privados com aeronaves como jatos, turboélices e helicópteros.
Há expectativa que haja mais voos desse tipo para a região por conta do transporte de líderes, autoridades, executivos e outras pessoas que participarão dos eventos da conferência que será realizada em novembro.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a aviação executiva é relativamente mais poluente que a aviação comercial e pode representar um consumo médio de carbono de cinco a 14 vezes maior por passageiro se comparado com a aviação comercial.
A pasta incentivará que haja um compartilhamento de aeronaves pelos líderes.
"O uso da aviação executiva por líderes e participantes das reuniões da COP é um tema que se apresenta a cada edição. Nesse sentido, há um entendimento geral sobre o uso cada vez mais eficiente dessas aeronaves ano após ano, especialmente por parte dos líderes de estado", informou o ministério.
"Assim, essa questão se faz presente no âmbito dos preparativos para a participação das lideranças brasileiras, sendo promovida a ideia do uso compartilhado de aeronaves oficiais e o fomento à prática de carona entre líderes do empresariado", prosseguiu.
Na COP 29, realizada no ano passado em Baku, no Azerbaijão, o Brasil se comprometeu a diminuir as emissões de gases de efeito estufa e divulgou que prevê reduzir suas emissões entre 59% e 67% até 2035.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.