Polêmica: Vice-prefeito Luiz Lima caracteriza Emenda Impositiva como câncer e desagrada o presidente da Câmara Délio Alves
Na tarde desta terça-feira (04), a Câmara Municipal de Pará de Minas realizou mais uma reunião ordinária, onde foi votado o primeiro projeto da atual legislatura. O Projeto de Lei 04/25, de autoria do vereador Serginho JK, propõe a criação do Banco de Armações de Óculos, um programa destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social. A proposta foi aprovada por unanimidade (16 votos a 0) e segue agora para sanção ou veto do prefeito Inácio Franco.
O presidente da Câmara, Délio Alves, reforçou a importância da Audiência Pública que será realizada no dia 20 de março, às 18h, no plenário da Câmara Municipal, para debater a emenda impositiva com a população. "Hoje já foi lido o ofício na reunião da Câmara, vai ser dia 20 de março, a partir das 18 horas. Eu convido todos vocês da imprensa, que são parceiros, e a população para que as pessoas venham e discutam a emenda. Nós não estamos descendo a emenda goela abaixo. Volto a falar: queremos ouvir as pessoas, ver se é positivo para a cidade. Se não for, a gente vai ter humildade para retirar, mas eu quero ouvir as pessoas e as entidades", destacou Délio Alves.
A polêmica se intensificou após o vice-prefeito Luiz Lima, por meio de uma rede social, afirmar que a emenda impositiva no Brasil é um "câncer". A declaração desagradou profundamente Délio Alves, que manifestou sua indignação na tribuna.
"Eu respeito muito o Luiz Lima. Foi um vereador de destaque, tanto que hoje é vice-prefeito do Inácio Franco. Ele fez um belíssimo trabalho, é um jovem promissor na política. Infelizmente, ele fez um comentário que me deixou muito triste. Eu ouvi o comentário várias vezes e não acreditava que ele falou isso. Segundo o Luiz Lima, a emenda impositiva no Brasil é um câncer. Eu fiquei muito triste porque, quando foi vereador, ele utilizou a emenda impositiva com êxito. Basta ver o trabalho realizado na Escola Ângela Maria, junto com o diretor e os jovens. Não entendi essa fala dele. Ele está querendo jogar o público contra a Câmara? Contra mim? Contra os projetos da Câmara? Talvez tenha sido isso. Ele está perdoado, mas lamento demais", desabafou o presidente da Câmara.
Délio Alves ainda provocou Luiz Lima, questionando se, diante de sua opinião, ele rejeitaria emendas parlamentares vindas de deputados. "Outra coisa: será que este ano, por ser um câncer, ele não vai aceitar as emendas que os deputados vão trazer? Será que ele vai dispensar? 'Nós não queremos, porque isso é um câncer'. Eu tenho certeza que as emendas que vierem, ele e o Inácio Franco vão aplicar muito bem", concluiu.
A próxima reunião ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas está marcada para a terça-feira, 11 de janeiro, às 16h. O debate sobre a emenda impositiva promete continuar gerando discussão e mobilizando a população
COMENTÁRIOS