Polêmica sobre a Emenda Impositiva Aquece os Bastidores Políticos em Pará de Minas
![Polêmica sobre a Emenda Impositiva Aquece os Bastidores Políticos em Pará de Minas](https://www.totalfm.com.br/arquivos/noticias/12309/polemica-sobre-a-emenda-impositiva-aquece-os-bastidores-politicos-em-para-de-minas_1.png)
A discussão em torno da emenda impositiva proposta pelo presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, Délio Alves, segue como um dos principais temas debatidos na cidade. O assunto ganhou ainda mais destaque após declarações polêmicas do vice-prefeito Luiz Lima, que classificou a emenda como um "câncer" no Brasil.
"Hoje já foi lido o ofício na reunião da Câmara, vai ser dia 20 de março, a partir das 18 horas. Eu convido todos vocês da imprensa, que são parceiros, e a população para que as pessoas venham e discutam a emenda. Nós não estamos descendo a emenda goela abaixo. Volto a falar: queremos ouvir as pessoas, ver se é positivo para a cidade. Se não for, a gente vai ter humildade para retirar, mas eu quero ouvir as pessoas e as entidades", declarou Délio Alves.
O presidente da Câmara também demonstrou sua insatisfação com as declarações de Luiz Lima. "Eu respeito muito o Luiz Lima. Foi um vereador de destaque, tanto que hoje é vice-prefeito do Inácio Franco. Ele fez um belíssimo trabalho, é um jovem promissor na política. Infelizmente, ele fez um comentário que me deixou muito triste. Eu ouvi o comentário várias vezes e não acreditava que ele falou isso. Segundo o Luiz Lima, a emenda impositiva no Brasil é um câncer. Eu fiquei muito triste porque, quando foi vereador, ele utilizou a emenda impositiva com êxito. Basta ver o trabalho realizado na Escola Ângela Maria, junto com o diretor e os jovens. Não entendi essa fala dele. Ele está querendo jogar o público contra a Câmara? Contra mim? Contra os projetos da Câmara? Talvez tenha sido isso. Ele está perdoado, mas lamento demais", desabafou Délio Alves.
O presidente da Câmara ainda provocou Luiz Lima, questionando se ele rejeitaria emendas parlamentares vindas de deputados: "Outra coisa: será que este ano, por ser um câncer, ele não vai aceitar as emendas que os deputados vão trazer? Será que ele vai dispensar? 'Nós não queremos, porque isso é um câncer'. Eu tenho certeza que as emendas que vierem, ele e o Inácio Franco vão aplicar muito bem", concluiu.
Na manhã desta quarta-feira (5), o vice-prefeito Luiz Lima reagiu à repercussão de suas declarações e reafirmou sua posição contrária à emenda impositiva. Em entrevista à Total F e Total FM, ele explicou seu ponto de vista e reforçou que a discussão deve ocorrer de forma respeitosa.
"Hoje, na parte da manhã, eu tomei conhecimento sobre essa fala do presidente da Câmara Municipal, Délio Alves, aparentemente nervoso e exaltado em relação a uma opinião pessoal que eu expressei sobre a emenda impositiva, inclusive me pedindo humildade. É importante lembrar que nós vivemos uma democracia e a minha opinião foi absolutamente impessoal. Eu não falei sobre as intenções, muito menos sobre as pessoas que são favoráveis a essa pauta. É bom lembrar também que essa pauta já foi levantada em outros momentos na Câmara Municipal em que eu era vereador e eu sempre me posicionei contrário à emenda impositiva. Não vou entrar no mérito da questão neste momento, porque nós teremos um momento apropriado para apresentar todos os dados, evidências e justificativas que motivam a minha posição. Respeito e admiro muito o vereador Délio Alves, que atualmente está presidente da Câmara Municipal. Contudo, nós temos opiniões diferentes. Isso é muito saudável numa democracia. Nós precisamos discutir sim. Esses assuntos e esses temas de forma muito respeitosa e eu acredito que nós teremos oportunidade para isso", declarou Luiz Lima.
A Audiência Pública sobre a emenda impositiva ocorrerá no dia 20 de março, às 18h, no plenário da Câmara Municipal. A população, que em sua maioria se manifesta contra a emenda, terá a oportunidade de expressar suas opiniões e participar do debate sobre o tema que vem agitando os bastidores políticos da cidade.
COMENTÁRIOS