Ano Letivo começa em Para de Minas com 8.500 alunos e novas diretrizes na educação
![Ano Letivo começa em Para de Minas com 8.500 alunos e novas diretrizes na educação](https://www.totalfm.com.br/arquivos/noticias/12310/ano-letivo-comeca-em-para-de-minas-com-8-500-alunos-e-novas-diretrizes-na-educacao.png)
O ano letivo de 2025 na Rede Municipal de Ensino de Para de Minas começa nesta quinta-feira (6), com cerca de 8.500 alunos voltando às salas de aula. Para garantir um retorno tranquilo e organizado, aproximadamente 400 profissionais foram convocados, reforçando o compromisso da rede com a qualidade do ensino e a segurança dos estudantes.
Preparativos e desafios do retorno
“Desafiador, nós tivemos um trabalho muito intenso no mês de janeiro, com todos os profissionais da Rede Municipal, diretoras, diretores, especialistas, supervisoras, orientadoras e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, analisando os problemas que surgem no início do ano letivo. São cerca de 34 unidades escolares e aproximadamente 8.500 alunos. Então, buscamos adaptar todas as escolas para começar as aulas normalmente nesta quinta-feira (6), incluindo os centros municipais de educação infantil, pré-escolas e escolas do ensino fundamental”, destacou Marcos Aurélio.
Desafios na oferta de vagas nas creches
O secretário também abordou a demanda crescente por vagas nas creches municipais, um tema recorrente na educação pública.
“Sempre houve polêmica sobre as vagas nas creches. Nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, tudo está equalizado, mas para crianças de zero a três anos, a procura é muito grande e a oferta é pequena. Temos uma fila extensa de espera e estamos contando com o apoio da Câmara Municipal para criar um projeto de lei que discipline os critérios de acesso, trazendo mais transparência”, explicou.
Marcos Aurélio destacou ainda a necessidade de cruzamento de dados com a Secretaria de Assistência Social para verificar informações fornecidas pelas famílias no momento da solicitação de vagas.
“Muitas famílias declaram que pai e mãe trabalham para conseguir vaga na creche, mas quando cruzamos os dados, percebemos que algumas declaram o oposto para obter o Bolsa Família. Vamos chamar essas famílias para esclarecer a situação e estabelecer novos critérios, como renda e zoneamento, garantindo que a distribuição de vagas seja justa”, pontuou.
Lei Federal sobre celulares em sala de aula
Outro ponto importante abordado pelo secretário foi a Lei Federal que proíbe o uso de celulares dentro da sala de aula. Marcos Aurélio reforçou que a abordagem será pautada na conscientização, e não na fiscalização rigorosa.
“A palavra fiscalizar é muito forte. Nosso foco será conscientizar os alunos sobre o uso adequado do celular. Não vamos orientar professores ou diretores a recolher aparelhos, pois isso traria riscos de responsabilidade. O estudante pode portar o celular, pois precisa se comunicar com a família no trajeto para a escola. Mas dentro da sala de aula, ele deve permanecer desligado, sendo usado apenas com a permissão do professor”, esclareceu.
Mudança no fornecimento de livros didáticos
A Secretaria Municipal de Educação também anunciou a substituição da empresa que fornecia os livros didáticos contratados pela prefeitura. A decisão atende a uma solicitação dos profissionais da educação.
“Desde a transição, já havíamos solicitado a não renovação do contrato com a Prende Brasil, pois era um pedido dos professores. Agora, trabalharemos com o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que oferece materiais de alta qualidade a custo zero, enquanto os livros da empresa contratada custavam aproximadamente R$ 3,5 milhões por ano”, explicou o secretário.
Com todas essas medidas, a Secretaria Municipal de Educação busca aprimorar a gestão escolar, garantindo um início de ano letivo estruturado e eficiente para alunos e profissionais da educação em Para de Minas.
COMENTÁRIOS