Secretaria de Saúde confirma óbito por tuberculose em Pará de Minas

Na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas confirmou o registro de um óbito causado por tuberculose na cidade. O caso foi abordado em entrevista coletiva realizada no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), com a participação da enfermeira Karina Merlin, que atua na Vigilância Epidemiológica.
"No ano passado nós não tivemos nenhum óbito por tuberculose. Infelizmente, o ano de 2025 já iniciamos registrando um óbito que aconteceu no primeiro mês do ano, agora em janeiro. Morreu um paciente de 24 anos, paciente jovem, morador da área urbana. O que se sabe é que esse paciente recebia visitas regulares da Agente Comunitária de Saúde. Ele tinha um vínculo na unidade, fazia a renovação das suas receitas. Mas esse paciente também possuía um agravo, uma comorbidade, uma doença crônica e isso pode ter sim agravado o diagnóstico desse paciente, que culminou no óbito, infelizmente", explicou a enfermeira.
Ela ainda destacou a importância da vacinação para prevenir formas graves da doença, mas apontou que não foi possível confirmar se o paciente havia sido imunizado contra a tuberculose.
"O prontuário eletrônico mostra que ele tinha algumas vacinas, entretanto, sobre a vacina que protege a forma grave da tuberculose, ele não tem registro. Como essa vacina é uma vacina realizada na primeira infância, pode acontecer de não ter sido registrada, mas então a gente não consegue comprovar essa vacina nesse paciente", pontuou Karina Merlin.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo para evitar complicações da tuberculose, além de recomendar que a população busque as unidades de saúde para atualização do cartão vacinal e acompanhamento médico regular.
COMENTÁRIOS