Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação contra a dengue e Secretaria de Saúde Pará de Minas explica situação do município

O Ministério da Saúde anunciou uma estratégia temporária para ampliar a faixa etária do público apto a receber a vacina contra a dengue. A medida visa evitar o desperdício de doses com vencimento próximo, até meados de abril. Com a nova determinação, a imunização será ampliada para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, além da faixa etária anteriormente contemplada, que era de 10 a 14 anos, em cidades com maior incidência da doença.
Em relação à cidade de Pará de Minas, Juliana Viana, responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, esclareceu a situação local:
“O Ministério da Saúde soltou uma nova nota técnica, a nota técnica número 25, referente ao aproveitamento das doses de vacina da Dengue que irão vencer. Então, para não haver o desperdício dessas doses com os municípios que não estão conseguindo realizar a aplicação na faixa etária, que atualmente é recomendada pelo PNI, que é de 10 a 14 anos, o Ministério adotou essa estratégia temporária de expansão dessa faixa etária para aproveitamento dessas doses que estão com validade próxima do vencimento. As vacinas com prazo de validade de vencimento de dois meses elas poderão ser ampliadas para a faixa etária de 6 anos a 16 anos de idade. E as vacinas com vencimento de validade para um mês poderão ser ampliadas para a faixa etária de 4 anos de idade até 59 anos de idade. Em Pará de Minas hoje, nós temos um estoque de cerca de 800 doses da vacina contra dengue, porém, a validade dessa nossa vacina é do mês de setembro, ou seja, nós só poderemos ampliar e liberar essa vacina para a faixa etária estendida no mês de julho, mês 7. A população deve ficar atenta porque nós faremos novamente uma chamada, uma coletiva para avisar a população se houver a existência de doses remanescentes em julho”, ressaltou Juliana Viana.
A população de Pará de Minas deve ficar atenta aos próximos comunicados da Secretaria Municipal de Saúde para informações sobre novas chamadas para vacinação. A ampliação da faixa etária depende da disponibilidade de doses com prazo de validade próximo.
COMENTÁRIOS