Seja bem-vindo
Pará de Minas,29/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Campanha “Declare o Bem” incentiva destinação solidária do Imposto de Renda para projetos sociais em Pará de Minas


Campanha “Declare o Bem” incentiva destinação solidária do Imposto de Renda para projetos sociais em Pará de Minas

A campanha “Declare o Bem”, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas, está mobilizando contribuintes para uma corrente de solidariedade que pode transformar vidas. O principal objetivo da ação é incentivar pessoas físicas e jurídicas a destinarem parte do Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal da Infância e Juventude (FIA) e ao Fundo Municipal do Idoso, ajudando diretamente projetos sociais locais.

Publicidade
A iniciativa permite que o contribuinte cumpra sua obrigação fiscal e, ao mesmo tempo, apoie causas importantes sem custo adicional, já que o valor doado é deduzido do imposto devido. A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cláudia Assunção Faria, reforça o impacto positivo da campanha:

“Hoje estamos aqui para convidar cidadãos de Pará de Minas, tanto empresários quanto pessoas físicas, para estarem juntos conosco nessa campanha Declare o Bem. A gente já tem que declarar naturalmente os impostos nossos, né? Então declarar diretamente ajudando os projetos e transformando vidas isso é a coisa mais importante que a gente vê aqui na nossa cidade”, afirmou a secretária.

Segundo ela, o município acompanha de perto a execução dos projetos financiados com os recursos arrecadados. “Nós temos os projetos sociais e as entidades que fazem parte aí da nossa comunidade. Destinando parte desse imposto de renda para o fundo da criança e do idoso, a gente faz um impacto ativo nessas contas e nos projetos que estão ativos na nossa cidade”, completou.

João Vítor Aquino, responsável pela campanha, explica como funciona o processo de doação:

“É importante a gente entender e desmistificar algumas coisas. Primeiro, em relação à pessoa física: todo mundo que faz a declaração completa pode participar, destinando até 6% do seu imposto de renda — 3% para o fundo da criança e 3% para o fundo do idoso. No caso das empresas, só aquelas que estão no regime de lucro real podem participar, destinando até 2% do imposto devido”, detalhou João Vítor.

Ele também destacou o papel dos contadores nessa mobilização:

“É muito importante que a gente convoque os contadores para participarem dessa ação, porque muita gente tem dúvida de como fazer, apesar de ser um processo bem simples. Então, se você tiver qualquer dúvida, entra em contato com seu contador.”

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Patrícia Melo, reforça a importância dessas doações:

“Hoje acolhemos mais de mil crianças em toda Pará de Minas e essa destinação só tem a melhorar para as entidades. É um dinheiro que, ao invés de ir para o Governo, vai para as entidades, ajudando diretamente as crianças e também os idosos. Então é muito importante que o pessoal se conscientize.”

A campanha “Declare o Bem” é, portanto, uma oportunidade real de exercer a cidadania de forma ativa e solidária, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos da própria comunidade.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.