Seja bem-vindo
Pará de Minas,07/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Capacitação em Abordagem Intensiva ao Fumante


 Capacitação em Abordagem Intensiva ao Fumante

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta sexta-feira (26), no salão nobre do Sindicato Rural, a Capacitação em Abordagem Intensiva ao Fumante do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Direcionado aos mais de setenta servidores da saúde atuantes na Atenção Primária, o evento contou com palestras de profissionais de diferentes setores.

Publicidade
“Esse é projeto de Educação Permanente, desta vez a gente envolve a Atenção Básica, a RAPs e a Vigilância em Saúde, então são três setores que trabalham em conjunto pra cessação ao tabagismo. Nós temos uma metodologia de acompanhamento que é o Grupo de Tabagismo, é um grupo apoiado, esse grupo ele tem uma normativa, ele tem uma forma de organização, ele tem começo meio e fim e ele já traz dentro do nosso município histórico de sucesso, pessoas que pararam de fumar por causa do grupo, então essa capacitação ela faz com que nós tenhamos mais profissionais capacitados e capacitados como condutores desse grupo que é um grupo de cuidado auto apoiado mesmo. O paciente é o protagonista, ele é que será a peça chave nesse processo de parar de fumar e os profissionais de saúde eles estarão como facilitadores, como apoiadores e como condutores desse processo, explicou a Secretária Municipal de Saúde - Ana Clara Meytre.

“A luta contra o tabaco é uma luta de todo sanitarista, então hoje o que eu vim a convite do município foi falar um pouco do papel da vigilância neste contexto. Foi publicado recentemente a proibição dos VAPs, cigarros eletrônicos, então a Vigilância tem intensificado a fiscalização e a proibição do comércio desse tipo de produto e trabalhar em conjunto com a Atenção Primária também na promoção da saúde. Gente de todas os frontes coibindo o uso e o abuso de um vício que acaba tendo grandes impactos na saúde, apresentei números por exemplo na ordem de trinta bilhões de reais por ano são desperdiçados no cuidado com pessoas que fazem uso do tabaco, então a gente precisa realmente reverter esse cenário”, destacou o Coordenador da Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (Divinópolis) - Alan Rodrigo da Silva.

O uso do tabaco causa câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim, bexiga e doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir também doenças como a gripe e a tuberculose.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.