Indicação de disco de Xande de Pilares em categoria principal do Grammy Latino é proeza em premiação voltada para a música de produção hispânica
Anitta também concorre em categoria importante, mas música da artista fala a língua da premiação. ♫ ANÁLISE
♪ A presença do disco Xande canta Caetano (2023) entre os dez títulos indicados à importante categoria Álbum do Ano no Grammy Latino 2024 – uma das três principais categorias da premiação – simboliza uma vitória para Xande de Pilares.
Afinal, o Grammy Latino é premiação vocacionada para laurear artistas do mercado latino de língua hispânica. O Brasil sempre foi um alien nesse prêmio e geralmente tem minimizada a produção fonográfica nacional nas categorias realmente relevantes.
Daí o feito de Xande com o álbum em que ele abordou o cancioneiro de Caetano Veloso – compositor endeusado no panteão da MPB – como se estivesse numa roda de samba, mas indo além do samba com os arranjos do percussionista Pretinho da Serrinha, produtor musical do disco.
A vitória de Xande de Pilares é improvável, mas somente a indicação já lhe dá prestígio, inclusive além das fronteiras do mercado fonográfico brasileiro.
Além de Xande de Pilares, Anitta também representa o Brasil em outra categoria principal, Gravação do ano. A Girl from Rio concorre com Mil veces (2023), música em espanhol que já lhe rendeu o troféu de Melhor clipe de música latina no VMA 2024.
A indicação de Anitta merece menção honrosa, com a ressalva de que a música da cantora já dialoga com os códigos do pop latino, falando literalmente a língua do Grammy Latino.
COMENTÁRIOS