Seja bem-vindo
Pará de Minas,18/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Argentina diz que está analisando pedido de extradição de brasileiros investigados por atos golpistas

g1.globo.com
Argentina diz que está analisando pedido de extradição de brasileiros investigados por atos golpistas


Supremo pediu na terça-feira (15) que governo de Javier Milei extradite 63 brasileiros que estão em investigação por participação da invasão ao Congresso em 8 de janeiro de 2023. O governo da Argentina afirmou nesta quinta-feira (17) que está "analisando" o pedido de extradição de brasileiros investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
O pedido foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinar, na terça-feira (15), a extradição de 63 brasileiros em investigação que estão foragidos em território argentino.
O porta-voz da presidência argentina, Manuel Adorni, disse que o governo de Javier Milei recebeu formalmente o pedido, que, agora, está em fase de análise. O porta-voz não deu prazo para que o governo argentino dê uma resposta oficial à solicitação de Moraes.
"O pedido chegou ontem, e as áreas correspondentes estão analisando", disse Adorni. Sobre um prazo para que o governo decida se aceitará ou não a extradição, ele declarou que "não tenho uma resposta concreta para lhe dar, pois é muito recente."
Na terça, o ministro Alexandre de Moraes determinou a extradição dos foragidos atentendo a um pedido da Polícia Federal. A solicitação havia sido enviada ao Ministério da Justiça para avaliação sobre se o caso cumpre acordos previstos nos tratados internacionais.
Golpistas foragidos
Alexandre de Moraes atende a pedido da PF e determina extradição de 63 brasileiros foragidos na Argentina
Reprodução/TV Globo
A PF sabe que esses brasileiros entraram sem passar pelas autoridades de fronteira na Argentina. Entraram em porta-malas de carros, ou atravessando rios, ou a pé pela fronteira.
A PF trabalha com a possibilidade de 180 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 podem estar foragidos na Argentina, Uruguai e Paraguai.
Os investigadores não descartam a possibilidade dos foragidos de terem pedido asilo na Argentina e também de terem cruzado as fronteiras do Uruguai e do Paraguai pois, segundo eles, há facilidade em cruzar as fronteiras, principalmente a Ponte da Amizade, no Paraguai.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.