Seja bem-vindo
Pará de Minas,22/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Academia de Letras de Pará de Minas homenageia grandes nomes da literatura da cidade


Academia de Letras de Pará de Minas homenageia grandes nomes da literatura da cidade

A Academia de Letras de Pará de Minas realizou no dia 19 de outubro de 2024, no Museu Histórico, o primeiro encontro do projeto "Grandes nomes da literatura pará-minense". Nesta primeira edição, a escritora Hila Flávia Marinho Teodoro foi agraciada com o título de Acadêmica Honorária e foi prestada uma homenagem in memoriam ao poeta Dirceu Mendonça Álvares da Silva.

Publicidade
A presidente da Academia, Carmélia Cândida, destacou a importância do projeto, iniciado com o merecido destaque de Hila e Dirceu, ambos fundadores da ALPM. Em seguida, fez a entrega do título, com os acadêmicos José Roberto Pereira e Malluh Praxedes. Hila, que é autora de diversos livros e fundadora da ALPM, ocupou a cadeira de número 9, tendo como patrona Cora Coralina.

A partir de agora, passa a ocupar um lugar de honra, tendo seu grande mérito reconhecido não só pelos seus pares, mas pelos públicos que conquistou. Em seu pronunciamento, ela falou de particularidades de seu processo de leitura e escrita e agradeceu pela homenagem recebida, com seu jeito espontâneo de quem conversa e conta histórias. Também relembrou o poeta Dirceu Mendonça, pelo qual tinha grande admiração e amizade.

O escritor e poeta Dirceu Mendonça, falecido em 2002, também foi um dos fundadores da Academia, onde ocupou a cadeira nº 1, tendo por patrono o escritor e historiador Robson Corrêa de Almeida. Na sessão, foi apresentado um vídeo com entrevista gravada com ele em 2001, produzida e editada pelo acadêmico Márcio Simeone.

Uma saudação poética foi feita pela professora e escritora Ana Cláudia de Souza Saldanha, também fundadora da ALPM, onde já ocupou a cadeira de número 2 e que conviveu com Dirceu também nos tempos da antiga Associação de Escritores de Pará de Minas. Ela relembrou aspectos da vida do poeta e destacou a sensibilidade e riqueza de seus escritos, na forma de uma carta a ele endereçada.

A irmã de Dirceu, Regina Álvares Medeiros, falou em nome da família, agradecendo as homenagens recebidas e lembrando o quanto Dirceu amava a Academia de Letras e como se envolveu ativamente na cultura da cidade. Os presentes também foram brindados com homenagem musical feita por Urbano Medeiros, cunhado e grande amigo de Dirceu e por uma declaração da ex-secretária de Educação e Cultura de Pará de Minas, Lenir Cunha.

Além de autoridades e de vários membros da ALPM, estiveram presentes amigos, familiares de Hila e Dirceu, artistas e admiradores da literatura da cidade. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Museu Histórico de Pará de Minas – Muspam.

Os acadêmicos presentes ao encontro são os seguintes: José Roberto Pereira, Malluh Praxedes, Paulo Roberto dos Santos, Valmir José Diniz, Geraldo Phonteboa e Márcio Simeone. Sentadas: Carmélia Cândida, Hila Flávia Teodoro, Renata Teixeira, Lígia Muniz e Regina Marinho.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.