Seja bem-vindo
Pará de Minas,22/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Aberto em Pará de Minas o evento, “Pegando o Trem da Educação Sanitária na Caravana de Minas Gerais”


Aberto em Pará de Minas o evento, “Pegando o Trem da Educação Sanitária na Caravana de Minas Gerais”

Pegando o Trem da Educação Sanitária na Caravana de Minas Gerais é o evento que será realizado simultaneamente em Pará de Minas, Bom Despacho, Bambuí, Florestal, São José da Varginha, Igaratinga, Maravilhas, Pequi e Pitangui, entre os dias 21 e 25 de outubro.

Publicidade
A cerimônia de abertura em Pará de Minas aconteceu nesta segunda-feira (21), às 8h30, no auditório da Fapam. A promoção é do Governo do Estado, por meio do IMA, e do Governado Federal, através do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (PROESA), do Ministério da Agricultura.

“O nosso principal objetivo aqui nessa caravana é trazer conscientização a população, tanto a população em geral quanto a população especifica que são os produtores rurais, os médicos veterinários, os engenheiros agrônomos, os profissionais da área do agro. Nós vamos abordar dois temas que são muito importantes para esse momento. O primeiro deles é a influenza aviária, influenza aviária é uma doença que a gente não tem presença no Brasil dentro da área comercial. Nós tivemos alguns casos principalmente no litoral do País com algumas aves de vida livre que vieram para o Brasil durante migração e acabaram apresentando sintomas e chegaram, no Espirito Santo nós tivemos alguns casos, no Rio de Janeiro e a nossa ideia com a caravana é prevenir que essa doença chegue ou caso ela chegue aqui no nosso estado a gente seja notificado o mais rápido possível pra que o IMA possa tomar as medidas preventivas necessárias pra resguardar o nosso plantel. Uma outra parte que a gente vai trabalhar é as síndromes vesiculares e aqui a gente vai trabalhar dentro especificamente dos suínos abordar um pouco”, destacou o Coordenador do Núcleo de Educação Sanitária do IMA, Cleiton Barbosa Pinto.

A caravana, um passo inovador na defesa agropecuária no Estado, tem o objetivo de capacitar diversos públicos na identificação da Influenza Aviária e da Síndrome Vesicular em Suínos, fortalecendo a vigilância sanitária nas regiões mais estratégicas do estado.

Seu foco é preparar os produtores, estudantes e profissionais do setor para identificar os sinais e sintomas dessas doenças, promovendo a notificação precoce e a disseminação de informações cruciais para a proteção do rebanho local.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.