Seja bem-vindo
Pará de Minas,22/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Impedido por recomendação médica de ir à cúpula dos Brics na Rússia, Lula telefonará para Putin

g1.globo.com
Impedido por recomendação médica de ir à cúpula dos Brics na Rússia, Lula telefonará para Putin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ligar para o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira (22), após ter cancelado sua viagem à Rússia, onde participaria da cúpula dos Brics. O telefonema está previsto na agenda oficial do presidente brasileiro.
O motivo do cancelamento foi um acidente doméstico ocorrido no último sábado (19), quando Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e bateu a região da nuca. Por recomendação médica, ele foi orientado a evitar viagens longas nas próximas semanas.
Apesar do acidente, o presidente continua realizando atividades no Alvorada, residência oficial em Brasília.
Na manhã desta segunda-feira (21), ele se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial Celso Amorim. O encontro foi registrado nas redes sociais do presidente com a legenda: "Reunião do presidente Lula com o ministro Padilha e o assessor especial Celso Amorim, nesta manhã no Palácio do Alvorada".
Cúpula do BRICS sem Lula: Nilson Klava analisa no JH
Cúpula dos Brics
Durante a reunião que acontece nesta semana em Kazan, na Rússia, o Brics vai discutir a criação de uma categoria de países parceiros.
Entre os cerca de 30 países que desejam ingressar no novo grupo estão Venezuela, Nicarágua, Bolívia, Cuba, Turquia, Nigéria, Marrocos e Argélia.
Segundo o blog da Daniela Lima, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou ao seu time de articulação internacional que o Brasil deverá se posicionar contra o ingresso da Venezuela no Brics.
Estado de saúde e medidas tomadas
De acordo com o ministro Padilha, Lula não teve perda de consciência nem desorientação após o acidente e foi ele próprio quem procurou ajuda médica. "A equipe médica fez todos os exames de acompanhamento", explicou. Lula levou cinco pontos na região da nuca e recebeu alta, mas foi aconselhado a cancelar a viagem devido ao longo deslocamento e às diferenças de fuso horário.
Em uma conversa telefônica com o candidato petista à Prefeitura de Camaçari (BA), Luiz Caetano, Lula se referiu ao incidente como "uma bobagem" e destacou que "foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada". O presidente mencionou que seguirá em observação pelos próximos dias, conforme a recomendação médica.
O presidente ainda não tem previsão de retorno às atividades no Palácio do Planalto, mas continuará a despachar do Alvorada. Padilha reforçou que a decisão de cancelar a viagem foi tomada para priorizar a saúde de Lula.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.