Previsão de chuva em Pará de Minas intensifica ações da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal
Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, 8 de novembro, o Capitão Edson Cecílio, responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, e o Inspetor Lucas Costa, da Guarda Civil Municipal, abordaram as medidas de segurança e prevenção devido às previsões de chuva para este sábado, 9 de novembro, em Pará de Minas.
Capitão Cecílio detalhou que as condições climáticas exigem um plano de ação preventivo, especialmente em áreas de risco, onde enchentes e deslizamentos podem ocorrer com maior frequência.
A Defesa Civil do Estado de Minas Gerais emitiu um alerta referente a uma frente fria que já atingiu o Estado durante a madrugada desta sexta-feira e essa frente fria está trazendo pra gente um volume considerável de chuvas. Nós já tivemos uma chuva na madrugada desta sexta-feira e estamos com previsão ainda para essa sexta atingir 10 a 12 milímetros de chuva aqui no município de Pará de Minas. O nosso sistema de drenagem consegue absorver e drenar esse volume de água, já para esse sábado esse volume ele aumenta um pouco e a gente chega então a uma previsão em torno de 30 milímetros, já é um volume mais considerado, entretanto essas chuvas elas tendem a cair durante a madrugada e até por volta de 13 e 14 horas, então a chuva que vai ser na parte da manhã quase que continua, a gente deve ter um pico dessas chuvas em termos de milímetros por volta de 8 e 9 horas da manhã, tende a ter um volume mais considerado podendo chegar até 10 e 12 milímetros durante esse período. A gente pede a população que nessa hora do dia a gente pede a população se puder adiantar a sua saída de casa ou atrasar um pouco pra sair depois desse evento é importante pra garantir a segurança das pessoas, evitar acidentes e evitar também de se colocar em risco”, destacou Edson Cecílio.
O planejamento da Defesa Civil inclui a intensificação do monitoramento nas próximas 24 horas, com a mobilização de equipes de prontidão para atender eventuais chamados.
O Inspetor Lucas Costa frisou a importância da colaboração entre a Guarda Civil e a Defesa Civil, ressaltando o trabalho conjunto das equipes.
“Dentro das prerrogativas da Guarda Municipal pra essa integração com a Defesa Civil, então assim, a Guarda Municipal e a Defesa Civil estão trabalhando de forma conjunta em prol da população de Pará de Minas. Essa integração pela Guarda Municipal ela se dá pelo videomonitoramento, nós temos um sistema de olho vivo direcionando alguns pontos específicos da cidade, alguns pontos que tem mais incidência de enchente, mais incidência de alagamentos, então a Guarda Municipal está recorrentemente observando esses ponto e tudo é passado para a Defesa Civil”, afirmou Lucas Costa.
As autoridades ainda pedem à população que permaneça atenta aos alertas e evite áreas suscetíveis a inundações ou quedas de barreiras. Qualquer emergência deverá ser informada pelos canais oficiais da Defesa Civil, como o número 199, para que as equipes possam agir de forma ágil e eficiente.
COMENTÁRIOS