Trump escolhe John Ratcliffe, ex-diretor de inteligência, para chefiar a CIA
Ratcliffe trabalhou no primeiro mandato de Trump e também já atuou como congressista dos Estados Unidos. Ex-diretor foi acusado de politizar o cargo pelos democratas. Foto de julho de 2019 mostra John Ratcliffe, deputado republicano do Texas, durante audiência em Washington
Saul Loeb/AFP
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que escolheu o ex-diretor de inteligência John Ratcliffe para chefiar a CIA. O republicano publicou um comunicado sobre a futura indicação nesta terça-feira (12). Caberá ao Senado aprovar a nomeação.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A CIA é a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, sendo responsável por coletar informações de relevância para a segurança do país no mundo inteiro.
Ratcliffe já estava no radar para um cargo no governo. Ele também chegou a ser cogitado para assumir o cargo de procurador-geral.
O futuro chefe da CIA também já foi congressista dos Estados Unidos pelo Texas. Aos 59 anos, Ratcliffe é considerado um nome muito próximo e fiel do presidente eleito.
"Estou ansioso para que John seja a primeira pessoa a ocupar os dois mais altos cargos de Inteligência da nossa nação", disse Trump em um comunicado.
"Ele será um lutador destemido pelos direitos constitucionais de todos os americanos, enquanto assegura os níveis mais altos de segurança nacional e paz através da força."
Como diretor de inteligência no primeiro mandato de Trump, Ratcliffe foi acusado pelos democratas de ter politizado o cargo. Ele também recebeu várias críticas por contradizer avaliações de servidores de carreira.
COMENTÁRIOS