Volta da novela ‘Tieta’ ao ar na Globo, em dezembro, reverbera trilha sonora que gerou grandes sucessos em 1989
Seleção musical da trama inclui gravações marcantes de Fafá de Belém, Luiz Caldas e Simone. Fafá de Belém na capa do álbum de 1989 que trouxe a canção ‘Coração do Agreste’, tema de ‘Tieta’
Divulgação
♫ MEMÓRIA
♪ Anunciada pela Globo no início da tarde de hoje, 13 de novembro, a volta ao ar da novela Tieta (1989 / 1990) na TV aberta – em reprise que ocupará, a partir de 2 de dezembro, a faixa vespertina intitulada Vale a pena ver de novo – reacende a nostalgia dos noveleiros em relação a uma das trilhas sonoras mais funcionais e bem-sucedidas da história da teledramaturgia brasileira.
Com 28 músicas distribuídas em dois álbuns, ambos produzidos por Mariozinho Rocha e lançados em 1989, a trilha sonora de Tieta marcou época com gravações inéditas que alcançaram projeção nacional.
Uma delas foi Coração do Agreste, tema da personagem-título Tieta, vivida pela atriz Betty Faria. Fafá de Belém (foto) deu voz à música de Moacyr Luz com versos de Aldir Blanc (1946 – 2020), escritos para a novela por esse grande letrista da MPB. Coração do Agreste é o único grande sucesso radiofônico da obra de Moacyr Luz, compositor carioca mais ligado ao samba.
Outro retumbante hit nacional foi o tema da abertura da novela, a música-título Tieta, composta por Paulo Debétio (1946 – 2013) com letra de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então o executivo que comandava a produção artística TV Globo. Coube a Luiz Caldas, cantor baiano revelado em 1985 como pioneira voz do gênero musical que seria rotulado como axé music, gravar Tieta.
Outro hit exclusivo da novela Tieta foi Tudo que se quer, versão em português de All I ask for you (1986), tema do musical inglês O fantasma da ópera (1986) composto por Andrew Lloyd Webber em parceria com os letristas Charles Hart e Richard Stilgoe. A versão em português de Nelson Motta ganhou as vozes de Emilio Santiago (1946 – 2013) e Verônica Sabino em dueto que tocou muito nas rádios.
Também compostos para a trilha da novela Tieta, havia os temas instrumentais Imaculada (de Ary Sperling) e Segredos da noite, este composto por Julinho Teixeira e Paulo Debétio.
Todas essas músicas entraram no primeiro volume da trilha de Tieta. Esse disco inicial também trouxe a releitura de No rancho fundo (Ary Barroso e Lamartine Babo, 1931) nas vozes anasaladas da então emergente dupla Chitãozinho & Xororó, muito popular em grande parte do Brasil, mas ainda pouco ouvida em cidades como o Rio de Janeiro (RJ). Primorosa, a gravação de No rancho fundo pela dupla ajudou a abrir portas para os irmãos sertanejos nos centros urbanos.
No disco Tieta 2, os destaques foram a versão cantada de Imaculada – música originalmente instrumental do disco 1 que ganhou letra de Aldir Blanc para ser o tema da personagem homônima da atriz Luciana Braga na voz de Elba Ramalho – e Uma nova mulher, canção de Paulo Debétio e Paulinho Resende que, na voz de Simone, simbolizava a virada existencial da personagem Tonha (Yoná Magalhães).
O repertório do disco Tieta 2 também incluiu o tema instrumental Urbana, de Ary Sperling. Ainda presentes na memória musical nacional, muitos desses temas alcançarão novos ouvidos com a reprise da novela Tieta na TV Globo a partir de 2 de dezembro.
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