Seja bem-vindo
Pará de Minas,15/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vigilância Ambiental de Pará de Minas realiza Dia D Contra a Dengue


Vigilância Ambiental de Pará de Minas realiza Dia D Contra a Dengue
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, promoveu, na manhã desta quinta-feira (14), o Dia D Contra a Dengue. A ação, realizada na Praça Padre José Pereira Coelho, centro de Pará de Minas teve como público-alvo toda a população, e contou com a presença de alunos das Escolas Estaduais Governador Valadares e Torquato de Almeida.

Publicidade
Uma exposição a trabalhos educativos produzidos pelos alunos da Escola Estadual Torquato de Almeida mostrou o ciclo evolutivo e criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A Vigilância Ambiental montou um stand informativo sobre as arboviroses e sua equipe ficou responsável para esclarecer dúvidas sobre dengue, zica e chikungunya e o risco de mais uma epidemia no município.

O objetivo do Dia D Contra a Dengue foi conscientizar a população sobre a importância de todos entrar na guerra contra o mosquito conforme destacou o Agente de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Rogério Marinho.

“O objetivo do Dia D é conscientizar, mobilizar a comunidade, a população quanto ao perigo que é o mosquito Aedes Aegypti. As ações que a gente tem que fazer em casa não deixando água parada para que não venha a ter o criadouro, tudo aquilo que possa estar parando água, estar virando, estar eliminando, jogando fora, jogando no lixo, não jogando em lote vago claro né, fazendo o descarte correto, isso aí é uma mobilização contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Estamos agora no período chuvoso intercalado com calor, o tempo bem abafado, quanto mais abafado o tempo, mais quente o ciclo evolutivo do mosquito é mais rápido, então por isso que uma vez por semana a gente tem que tirar dez minutos do nosso dia e estar fazendo aquela varredura no nosso quintal, estar olhando tudo aquilo que possa está parando água e estar eliminando”, reforçou Rogério.   

Lembrando que último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti LIRAa realizado pela Secretaria Municipal de Saúde registrou percentual de infestação de 2,5%. Este índice classifica, segundo o Ministério de Saúde, como sendo de médio risco para a ocorrência de epidemia de dengue, zica e chikungunya em Pará de Minas.

A pesquisa dos focos aconteceu entre os dias 5 e 8 de novembro, em 2164 imóveis na zona urbana do Município. Em mais de 70% desses imóveis, o levantamento indicou a existência de mais de um foco.

A população precisa se conscientizar e ajudar no combate aos focos do mosquito eliminando tudo que possa acumular água em seus quintais e denunciar locais onde podem existir focos. O telefone para denúncia é o (37) 3231-7722. 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.